Brasil Passa a Produzir 100% da Matéria-Prima do Medicamento para Doenças Autoimunes
A Anvisa aprovou a produção, no Brasil, do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) para a fabricação do medicamento Infliximabe pela Bionovis, marcando um avanço significativo na Política Estruturante das Parcerias de Desenvolvimento Produtivo (PDP).
As PDPs têm o objetivo de ampliar o acesso a medicamentos e produtos estratégicos para o SUS, fortalecendo o Complexo Econômico-Industrial do País. Essas parcerias entre instituições públicas e empresas privadas promovem a produção nacional e o desenvolvimento de novas tecnologias.
O Infliximabe é utilizado no tratamento de doenças como Crohn, colite ou retocolite ulcerativa, artrite reumatoide, espondilite anquilosante, artrite psoriásica e psoríase. A produção do IFA resulta da parceria entre a Johnson & Johnson, o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fundação Oswaldo Cruz (Biomanguinhos/Fiocruz) e a Bionovis. Serão fornecidos, em média, 260 mil frascos do medicamento por ano.
A Bionovis investiu R$ 800 milhões em infraestrutura fabril, capacitação de recursos humanos e aquisição de tecnologia, visando garantir a autossuficiência do Brasil no desenvolvimento e na fabricação de produtos biológicos de alta complexidade. A planta da empresa, localizada em Valinhos, São Paulo, tem capacidade de produzir até 250 kg de proteína de medicamentos biológicos por ano, permitindo a fabricação de dez biofármacos de alta complexidade para o tratamento de doenças autoimunes e oncológicas. Esse volume assegura o abastecimento da demanda nacional e possibilita a exportação para outros países.
Últimas Notícias

Medicamentos terão reajuste de preços a partir desta segunda-feira (31)
31 Mar 2025 08:56
Pharma_Express

Anvisa aprova novo medicamento para leucemia e linfoma linfócito
27 Mar 2025 09:59
Pharma_Express

Mounjaro chega ao Brasil: Novo medicamento para diabetes já tem data para desembarcar nas farmácias
20 Mar 2025 14:11
Pharma_Express

Brasil registra número recorde de afastamentos por ansiedade e depressão na última década.
17 Mar 2025 09:30
Pharma_Express