Ministério da Saúde amplia vacinação contra hepatite A para usuários de PrEP

O Ministério da Saúde anunciou a ampliação da vacinação contra hepatite A, incluindo agora os usuários da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV no grupo prioritário. A medida visa conter surtos da doença entre adultos, especialmente entre homens que fazem sexo com homens, que representam cerca de 80% dos mais de 120 mil usuários da PrEP no Sistema Único de Saúde (SUS) .


A imunização será realizada em duas doses, com intervalo de seis meses entre elas. Para receber a vacina, é necessário apresentar a receita da PrEP no serviço de referência onde o paciente é atendido .



A decisão foi motivada por uma mudança no perfil epidemiológico da hepatite A no país. Desde a introdução da vacina para crianças no SUS, em 2014, os casos na faixa etária infantil caíram mais de 95%. Com isso, os surtos passaram a se concentrar em adultos, que tendem a apresentar quadros mais graves da doença .



A hepatite A é uma inflamação no fígado causada por infecção viral, com transmissão principalmente fecal-oral, mas também associada a práticas sexuais, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). O primeiro surto relacionado à transmissão sexual no Brasil foi registrado em São Paulo, em 2017, com 786 casos e dois óbitos. Desde então, episódios semelhantes foram identificados em outras regiões .



Com a ampliação da vacinação, o Ministério da Saúde espera reduzir os riscos de internação, casos graves e óbitos por hepatite A no SUS, protegendo a população adulta mais exposta à doença.