Anvisa aprova novo medicamento para leucemia e linfoma linfócito
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi a primeira agência regulatória do mundo a aprovar o Jaypirce (pirtobrutinibe), um inibidor da enzima tirosina quinase de Bruton (BTK), desenvolvido pela empresa Eli Lilly. O medicamento é indicado para o tratamento de pacientes com leucemia linfocítica crônica (LLC) e linfoma linfocítico de pequenas células (LLPC).
A aprovação foi concedida para o uso do Jaypirce como tratamento de segunda linha, voltado a casos de leucemia resistentes às terapias anteriores ou que apresentaram reincidência após o tratamento inicial.
A decisão da Anvisa foi baseada nos resultados do estudo BRUIN CLL-321, o primeiro ensaio clínico randomizado de Fase 3 realizado exclusivamente em pacientes previamente tratados com um inibidor de BTK. Os dados demonstraram que o medicamento proporcionou um aumento na sobrevida livre de progressão da doença (SLP), com mediana de 14 meses, em comparação aos 8,7 meses do grupo de controle. Além disso, os participantes que utilizaram Jaypirce apresentaram uma redução de 46% no risco de progressão da doença ou morte.
O impacto da leucemia no Brasil
De acordo com estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 11.540 novos casos de leucemia devem ser diagnosticados no Brasil em 2025. A doença, considerada o décimo tipo de câncer mais frequente no país, se origina de um acúmulo de células doentes na medula óssea, comprometendo a produção de células saudáveis.
A aprovação do Jaypirce representa um avanço significativo no tratamento da leucemia e do linfoma linfocítico, oferecendo uma nova opção terapêutica para pacientes que enfrentam desafios no combate à doença.
Últimas Notícias

Medicamentos terão reajuste de preços a partir desta segunda-feira (31)
31 Mar 2025 08:56
Pharma_Express

Mounjaro chega ao Brasil: Novo medicamento para diabetes já tem data para desembarcar nas farmácias
20 Mar 2025 14:11
Pharma_Express

Brasil registra número recorde de afastamentos por ansiedade e depressão na última década.
17 Mar 2025 09:30
Pharma_Express

Prescrição de medicamentos tarjados por farmacêuticos pode virar lei
12 Mar 2025 14:19
Pharma_Express